Presidente do BNDES debaterá expansão de ferrovia em Nova Mutum

Publicado em 09 de novembro de 2017 às 11h:42

Paulo Rabello – Presidente do BNDES

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Paulo Rabello, participará, no próximo dia 23, do Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, que debaterá a expansão das ferrovias até Nova Mutum. “Receberemos grandes investidores em nossa cidade, iremos apresentar a viabilidade da ferrovia chegar até Nova Mutum e tenho certeza de que avançaremos na atração de mais investimentos para nossa região”, disse o prefeito Adriano Pivetta.

Atualmente, a malha ferroviária de Mato Grosso está parada em Rondonópolis (região Sul) e há projeto da expansão até Cuiabá. Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores é o alto custo de escoamento e as ferrovias trilhos são alternativas ágeis e com custos menores. Nova Mutum é cortada pela rodovia federal BR-163 e está no entroncamento das rodovias estaduais MT-235 e MT-249. A região compõe um polo com 18 municípios que juntos somam mais de 500 habitantes cuja produção de grãos é superior a 20 milhões de toneladas.

A expansão da Ferrovia Vicente Vuolo vem sendo discutida há vários meses. Em março, o assunto foi tema de um evento em Cuiabá porque a capital também está nos planos de expansão da ferrovia. A conclusão de projeto deve beneficiar 13 municípios e contribuir para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a região economicamente.

O Fórum Pró-Ferrovia terá participação do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos e outras lideranças importantes.