CPS Vale do Teles Pires é referência para a criação do Consórcio Estadual de Saúde

Modelo de Gestão

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, entidade que representa os 15 municípios da região médio-norte, está servindo de modelo para a criação do Consórcio Estadual de Saúde.

A criação de uma entidade única foi discutida nesta quinta-feira (26), em Cuiabá, durante a palestra “Consórcio Público: Solução para compra e logística de medicamentos”, proferida pelo consultor Wladimir Ribeiro.

O evento foi promovido pela Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com o Ministério Público Estadual e contou com a participação de secretários municipais de saúde e representantes dos consórcios.

De acordo com a secretária-executiva do CPS Vale do Teles Pires, Solimara Moura, o consórcio tem recebido a visita de representantes de vários municípios de Mato Grosso e até de outros estados do Brasil.

“Não é somente a economia gerada aos municípios por meio das compras conjuntas, o consórcio tem facilitado muito o trabalho de licitação das prefeituras, principalmente, dos municípios pequenos.”

Ainda durante o encontro, realizado em Cuiabá, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressaltou que 90 prefeituras já assinaram o protocolo de intenções, manifestando apoio ao trabalho conjunto para a criação de um consórcio.

“Estamos mobilizando os municípios para a criação de um consórcio público moderno, eficiente e transparente.”