Seminário debate o uso da fosfoetanolamina e o direito do paciente com câncer

Conhecido como criador da chamada “pílula do Câncer”, o químico Gilberto Chierice estará em Cuiabá na próxima sexta-feira (29) como um dos principais palestrantes do seminário Fosfoetanolamina Sintética e o Direito do Paciente Oncológico. Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), foi responsável pela pesquisa sobre a utilização da fosfoestanolamina sintética em pacientes em tratamento contra o câncer que se tornou alvo de uma polêmica científica, política e jurídica a partir de 2015.

Aberto a toda a comunidade, o evento promovido pela Ong Cirinho Sorrindo é gratuito e ocorre das 13h às 22h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O seminário ainda conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e certificação de participação dos estudantes pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).

Com uma proposta de debate técnico e jurídico, a programação contará com depoimentos de pacientes que utilizaram a fosfoetanolamina, além de uma série de palestras. Pesquisador Científico VI do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantã, o doutor em Imunologia Durvanei Augusto Maria; o pesquisador científico e doutor em Química Salvador Claro Neto; a presidente da Comissão de Saúde da OAB-MT, Jaqueline Larréa e o médico neurocirurgião Igor Issao Moreira Yamamura compõem a programação.

Também participam do seminário a advogada Flora Juliane Galvão; a presidente da ONG Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer, Carla Pianesso; o advogado do Instituto Viva Fosfo, Jefferson Sabon Vaz; a biomédica Lusiana Schneider, o ativista Carlos Kennedy Witthoeft e o deputado estadual Leonardo Albuquerque.